Rede Pública de Ensino

Um dos objetivos do trabalho é levar as questões de Segurança, Meio Ambiente e Saúde para as escolas, inclusive com a realização de simulados.

 

Um programa de conscientização pública sobre as questões de segurança não pode deixar de envolver as redes de ensino, pela capacidade de introduzir mudanças de hábitos e atitudes na população e de disseminar informações para a sociedade como um todo.

 

Nossa metodologia identifica a escola como o nicho do processo pedagógico e de organização do trabalho didático. Desta forma, o projeto identifica como público-alvo os professores da escola, atuando de forma a capacitá-los para atuar como agentes multiplicadores. É o corpo docente, enquanto estrutura orgânica responsável pelo processo pedagógico, que elabora seu próprio planejamento relacionado à segurança, saúde e meio ambiente, envolvendo funcionários, alunos e respectivos pais.

O projeto, enquanto processo de construção de uma nova mentalidade, busca consolidar as seguintes mudanças:
- evidências de mudanças de atitudes nos professores, tais como estacionar o carro de ré, usar o corrimão, etc.
- evidência de mudanças físicas no prédio da escola, tais como instalação de corrimão nas escadas, placas indicativas de rotas de fuga, outras formas de sinalização, manutenção de equipamentos de segurança, como extintores de incêndio;
- evidência de que os professores estão inserindo as questões de segurança na organização do trabalho didático, verificáveis através de planos de aula, trabalho dos alunos, etc;